Make your own free website on Tripod.com

Turbolipoaspiração - O ovo de Colombo.


PROF.EDISON TEIXEIRA E PROF. EDUARDO TEIXEIRA
Membros da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.


A Lipoaspiração é sem dúvida a melhor contribuição acrescentada ao armamentário cirúrgico para o tratamento das gorduras localizadas.
Desde sua divulgação vem sendo aperfeiçoada com desenhos de novas cânulas, novas máquinas com maior potência para a sucção da gordura , a introdução das seringas substituindo as máquinas nos pequenos procedimentos (microlipo, lipo-escultura) e finalmente a Tumescência, descrita por Fournier e hoje usada em todo mundo.
Paralelamente, o uso do Ultrassom, com o objetivo de dissolver a gordura antes de aspirá-la, mas com alguns incovenientes como alto preço dos aparelhos e risco de queimaduras em seu manuseio.
Mais recentemente, em dois Congressos da SBME, 1997 e 1998, dois aparelhos foram apresentados por fabricantes dos Estados Unidos (o primeiro) e em 1998 por um fabricante belga (Lipomatic) . Os aparelhos se propõem a destruir mecanicamente a gordura com um movimento de vai-vem da cânula acionada por por ar comprimido ou Nitrogênio. O custo ainda é muito elevado para o benefício que se obtém, não esquecendo que ambos ainda estão em fase de experiência. A nossa não foi boa.

Procurando uma forma de traumatizar menos as pacientes, com menos equimoses e hematomas no pós operatório e fugindo da limitação da quantidade de gordura a ser aspirada em virtude da quantidade de sangue que é aspirada junto com a gordura arrancada começamos a desenvolver a TURBO-LIPOASPIRAÇÃO.

Idealizamos e experimentamos vários tipos de cânulas assim como diferentes tipos de motores com diferentes potencias e RPM, até conseguir a rotação e o modêlo de cânula ideais. Conseguimos um movimento rotativo, circular, causando uma turbulência na gordura

Estabelecidos esses valores executamos turbo-lipo em 30 pacientes, retirando grandes volumes de gordura (>6000 ml), sem hematomas ou equimoses ou desequilíbrios hemodinâmicos. A gordura flui sob moderada pressão sem sangue e sem traumatismos. O pós-operatório, mesmo nos casos de aspiração de grandes volumes ocorre sem complicações.

Por que ovo de Colombo ? Porque depois de apresentado, todos poderão fazer igual por um custo muito baixo. É realmente muito simples.

| Voltar |